15.1.09

Saudade do porvir





Tem vez que bate saudade, de tudo, de nada, saudade, só. Saudade, ausência antecipada, nostalgia, melancolia ou que outra coisa for.
Hoje bateu, assim.
Por isso eu queria dormir. Dormir bem baixinho, pra ninguém perceber, sem tosse nem ronco, sonambulismo, insônia intermediária, nada que faça acordar. Dormir, dormir até cansar.
Afundar na cama, na rede, sofá, sei lá. Afundar. Até o pescoço, que quero, enquanto durmo, ainda poder respirar.
Na verdade não sei bem se queria dormir. Antes, não pensar. Parar. Descansar. Talvez morrer, não sei, mas acho que não, que não sei se morrer é ruim ou bom e aí não vale arriscar. E como quem vai não volta, e eu queria muito poder voltar, então melhor adiar.
Me peguei assim, descrente, indignada, com a burrice, a raiva, as solidões, a estupidez humana, a nossa, com as mortes, tantas mortes vãs, aqui e ali e mais lá. Me peguei com as tripas no coração desde o ano que foi, e hoje, ainda que não autorizada, a descrença abriu a porta e entrou, mala na mão, cuia na outra, nenhuma chuva, nenhuma alça, cuia vazia, peito apertado, doendo, doído, pesado. Pensei até em parar de fumar. Como não, quero dormir, então, tão somente. Talvez assim possa sonhar. Com uma manhã nova, um ovo partindo a casca, saindo de dentro a velha fé nas gentes, no amor, no porvir.
Hoje bateu saudade do que falta agora, que é tudo isso aí.
Um tempo em que acreditava. Daí talvez querer dormir, pra fazer um pedaço do tempo morrer, encurtar.
Vai que assim tudo volta amanhã, vai saber.
Mas agora, aqui, amanhã me parece longe, tão longe, que nem sei mesmo se, algum dia, ainda vai chegar.

6 comentários:

gerson assis disse...

é como se a alma de quem escreve estivesse conectada com o meu pensamento e traduzisse(ou transcrevesse) nas palavras o que penso quieto mas não tenho com quem falar.

queromaismuitomais.

MgP disse...

Sabe bem que sempre vai ter com quem falar, meu caríssimo.
Eu, por minha vez, quero saber quando é que vou ver em blogue, site ou o que seja (para que mais gente veja) o que de belo você escreve, que só vejo no papel.
beijos.

Fabiana Wazowski disse...

também estou nesse patamar,dormir e esquecer,dormir e me afogar.Amanhã é tão distante...

Mme. S. disse...

Identificação imediata com esse post. De repente, me deu uma vontade de, entende? Muito bom vir aqui. Um beijo, S.

Moacy Cirne disse...

Oi, cheguei aqui através de M (mas podia ter sido através de Sheyla ou Fabiana). Numa primeira leitura, gostei do que vi. Pretendo voltar. Com mais calma. Um abraço.

MgP disse...

ô, se entendo, Sheyla!
Obrigada e volte sempre. Casa sua, prazer meu. beijos.

Oi, Moacy, seja bem-vindo. Volte sim! É uma alegria "vê-lo" por aqui. abração.