14.8.09

O nada e o movimento



Menor interesse em explicar, certificar, justificar e outros da primeira conjugação. Nada que implique em culpa, preocupação, desalento: água morna em pedra pura - diria o poeta que li dia desses, vendo o barco singrar águas de outro tédio.
Convidei Marocas a fazer bombas de fabricação caseira e ela se fez de rogada, que estava de dieta e não resistia a chocolate.
Contei-lhe ainda do mínimo interesse em dizer de que me ocupo e quando, menos de saber de que se ocupam e quando, daí ter desligado a televisão e ignorado os gritos dos jornaleiros no semáforo, sua pressa, seus rostos esbaforidos, seus dribles nos monstrengos de lata, lá pra cá, cá pra ali, esperando as luzes da noite e o calor arrefecer.
Enquanto a tropa apresentava as armas, o passarinho planador deu as caras na varanda, perscrutando o interior a ver se novidades havia. E nada, nadinha. Nada continua incansavelmente a acontecer. Nada é assim, feito visita inoportuna, demorando, agregando vassouras atrás das portas, acinzentando os ladrilhos da janela, fuligem indesejada do tempo embotando as vistas.
Nada acompanha o estado de(s)ânimo, vontade sã de viagem, abandono do lar e do café esparramado no fogão.

Quando o táxi chegar vou sem malas até o porto. De lá te aceno, juro, lenço dourado da cor do sol, promessa de fartura vindoura, e mandarei cartas, muitas cartas, todas escritas à mão, caligrafia inconfundível, linheira, sóbria, e no entanto, ainda nela um quê da sensibilidade pescada do que restou.
Muitas, repito, todas em papel perfumado, gerânio, jasmim e noz moscada, pitada de maresia e bons ventos. E não volto.
Será só o que prometo, e sempre cumpro.
No mais, nenhuma explicação.

---------------------------------------------------------------------------------------

Longe o profeta do terror
que a laranja mecânica anuncia
Amar e mudar as coisas me interessa mais

(Alucinação, Belchior)

4 comentários:

tania disse...

Marcia, que texto bonito! Tão preciso e bonito. Que bom que voltou. Beijo

tania disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
MgP disse...

Pôxa, Tânia, fico muito feliz, feliz de verdade, por você ter gostado. Obrigada mesmo.
Beijo

MgP disse...

excluí um porque tinha dois iguais... :o]