24.8.09

Agosto



Agosto é um mês estranho.
Por mal afamado, que quando desgraça acontece nos outros, ninguém dá fé.
Pela rima e pelo dito: mês de desgosto - como se desgostos nos outros não houvessem.
Pra alinhavar e segundo os astrólogos - categoria démodé -, inferno astral dos setembrinos.

Eu, setembrina, quis conciliar em agosto.
Estava com cem quilos. Imensa. As costas doendo de tanto peso. Embora o índice de massa corpórea não o denunciasse, havia um excedente. Considerável. Importante, sim.
Fui ver e era de impressões. De papéis. De compromissos adiados. De equívocos. De enganos.
Fui ver e precisava fazer uma lista, longa.
Fui ver e saí riscando itens, um a um.
Fui ver e estava condensada. Sintetizada. Necessária. Sucinta.
Em agosto.

Estou assustada, um pouco, ainda. É que, mês de ventania, temo que me leve, leve assim.
Comprei uma âncora, para se precisar. Qualquer vento a mais, ela salta da bolsa e se enfia no solo mais próximo. Recolho-a, então, quando quiser voar.
Estou possível. Nem tanto ao mar, nem tanto ao céu.
Nem tanto à terra.

Surpreendentemente - ou não - possível. Em agosto.

7 comentários:

Fabiana Wazowski disse...

Setembrina é?

Cuidado pra não sair voando nos ventos de agosto...
saudades de ti!!

bjão

Mme. S. disse...

Sempre achei que agosto era um mês estranho também m. Muito embora não goste muito do rótulo do prefixo "des"+gosto. É um mês que me põe em estado de alerta. É isso! Você me ajudou a entender esse meu estado de coisa. Melhor de suspensão. Agosto (e seus ventos) me suspendem. Beijos, querida.

MgP disse...

Fabi, também saudade. Venha em visita, na asa desse mesmo vento, pras terras desse lugar!!!
bjão,

Sheylinha, a âncora está ao seu dispor... caso a queira. hehe ;)
beijos para ti

Cefas Carvalho disse...

Agosto é realmente o mês do desgosto... o mês do cachorro doido... tanta coisa já aconteceu neste agourento mês (suicidios históricos, tragedias etc). Texto legal. Parabéns pelo blog.

MgP disse...

Muita coisa acontece nos outros também... rs. Mas agosto já fez a fama, aí danou-se :)
Obrigada, Cefas. Volte sempre.

tania disse...

Marcia, como você consegue? um texto tão econômico e tão expressivo. Mais um. Por isso que sempre volto. O teu é um dos mais bonitos textos que já li. Como você escreve bem!
Quer dizer que és virginiana?

MgP disse...

Tânia, assim você me deixa encabulada... rs.
Pois é, sou de virgem. Se por sorte ou azar, ainda não descobri.
E você, generosa, como sempre.
Muito obrigada.
beijos,